Tratamento de Linfangioma

Foto de Linfangioma
O Que É Linfangioma?
Linfangioma é uma doença rara do sistema linfático, com incidência de 1 para 10 mil nascimentos, que está presente em ambos os sexos, acometendo principalmente crianças.
O sistema linfático é constituído por uma rede de órgãos, vasos e linfonodos, responsável pela produção das células de defesa, pela filtragem de impurezas e drenagem do excesso de líquidos do organismo. Trabalhando como um sistema vascular próprio, os vasos linfáticos transportam os glóbulos brancos em um líquido transparente chamado “linfa” ou “quilo” por todo o corpo.
O linfangioma é um tipo de tumor benigno, que pode acometer o plano superficial ou profundo, que surge sob a pele, em decorrência de uma malformação vascular linfática. O linfangioma ocorre quando os vasos linfáticos se dilatam ou crescem de forma anormal, acumulando líquido e criando protuberâncias, como bolas ou cachos de uva.
Esse tipo de anomalia se desenvolve principalmente na região da cabeça e pescoço, mas também podem surgir em outras partes do corpo como nas extremidades, tronco e abdômen, embora com menor frequência.
Tipos de Linfangioma
Os principais tipos de linfangiomas estão classificados em:
-
Linfangioma capilar
Lesões mais simples que acometem vasos linfáticos de pequeno calibre, normalmente na camada mais superficial da pele (epiderme); -
Linfangioma cavernoso
Lesões de grandes espaços linfáticos, de ocorrência mais frequente na cavidade bucal; -
Linfangioma cístico ou higroma cístico
Grandes áreas císticas, que podem medir vários centímetros de diâmetro e ter aspecto uni ou multilocular, que se desenvolve mais frequente na região do pescoço e axilas.
Quais São as Causas do Linfangioma?
A causa dos linfangiomas ainda não é totalmente conhecida, mas as principais teorias são as de que a malformação vascular linfática pode ter origem congênita, a mais comum, ou decorrer de lesões associadas a traumas, obstruções dos vasos linfáticos, infecções ou tumores locais.
Grande parte dos linfangiomas são identificados ao nascimento, sendo que 80% a 90% dos casos se desenvolvem até os 2 anos de idade. Entre as crianças os linfangiomas representam 5,6% dos casos de tumores benignos.
A ocorrência de linfangiomas em adultos existe, embora seja pouco comum.
Sintomas de Linfangioma
Geralmente os linfangiomas são indolores, possuem crescimento lento e se apresentam como uma massa cística ou uma massa amolecida e superficial, que pode flutuar ao ser apalpada, caracterizando um aumento expressivo de volume sob a pele. Sua cor pode variar de uma tonalidade mais clara (leitosa translúcida) do que o tecido no seu entorno até tons de vermelho-azulado (quando formados por capilares sanguíneos) ou arroxeado (quando há hemorragia interna).
O principal sintoma de linfangioma é a deformidade estética no rosto, cabeça ou pescoço, mas a depender do seu tamanho e da região onde se desenvolveu, essa malformação também pode ocasionar a sensação de compressão, dificuldade para respirar e para engolir (disfagia), alteração postural, deformidades estéticas e, em casos mais graves, ameaçar a vida do paciente por envolver estruturas vitais.
Por desencadear um processo inflamatório local, o paciente também pode apresentar sinais logísticos febre, náusea, vômito e dor.
Linfangioma É Câncer?
Não. Embora os linfangiomas cresçam lentamente e tenham tendência infiltrativa, isto é, possam invadir outros tecidos do corpo, eles são um tipo de tumor benigno sem potencial para malignização.
Apesar disso, mesmo os linfangiomas pequenos que não causam incapacidade física, estética e funcional precisam ser tratados, pois podem facilitar infecções recorrentes e tendem a evoluir.

Cirurgia de Linfangioma com Especialista
Como Diagnosticar Linfangioma?
Os linfangiomas devem ser diagnosticados corretamente por um médico especialista em linfangioma, porque podem estar associados ou ser confundidos com outras síndromes como o cisto tireoglosso, rânula mergulhante, linfadenopatias, hemangiomas, mucocele etc.
Além da avaliação clínica realizada pelo médico, o diagnóstico do linfangioma é realizado através de exames de imagem, exame simples com luz para avaliar refringência ou trans iluminação, como a ecografia (que corresponde ao ultrassom, para diferenciação de massas sólidas das massas císticas), a tomografia computadorizada e ressonância magnética (para determinar com precisão a extensão da lesão, informação importante para os casos de indicação cirúrgica) e a ecografia com doppler (para distinguir se se trata de uma lesão vascular linfática ou sanguínea).

Linfangioma Exame Diagnóstico

Linfangioma Exame Diagnóstico

Linfangioma Fotos

Linfangioma Fotos
Linfangioma Tem Cura?
Sim, o prognóstico é favorável à maior parte dos pacientes. A avaliação de um médico especialista em cabeça e pescoço é fundamental, para indicação do tratamento adequado.
Qual É o Tratamento para Linfangioma?
O tratamento de linfangioma depende do tipo de tumor, do seu tamanho e do acometimento das estruturas anatômicas onde a lesão se encontra e suas adjacências.
O principal tratamento para os linfangiomas é cirúrgico. A cirurgia de linfangioma é realizada com anestesia geral e o cirurgião faz a ressecção meticulosa da lesão por meio de uma incisão na pele. Ainda não existem técnicas minimamente invasivas para esse tratamento, mas, quando indicada, a cirurgia de linfangioma não costuma ter complicações importantes.
A recuperação desse procedimento cirúrgico dura em torno de 10 dias e durante esse período, é muito importante que o paciente siga todas as recomendações e restrições indicadas pelo médico, além de manter o repouso.
Para situações quando a cirurgia não está indicada, como por exemplo nos casos em que a retirada da lesão pode comprometer artérias ou outras estruturas do corpo, existem outras opções, não cirúrgicas, para o tratamento de linfangiomas:
- Escleroterapia: injeção de medicamentos como OK-432 Picibanil, Bleomicinatem ou solução salina hipertônica no cisto para reduzir o tamanho das lesões;
- Punção para drenagem de líquidos do tumor;
- Crioterapia;
- Cauterização;
- Administração de corticoides e de interferon;
- Aplicação de laser de dióxido de carbono;
- Radiofrequência;
- Acompanhamento clínico, embora os casos de regressão espontânea desse tipo de lesão sejam raros.

Qual o Valor da Cirurgia de Linfangioma?
O valor da cirurgia de linfangioma pode variar de acordo com a indicação, equipe médica que realizará o procedimento e a escolha do hospital onde será realizada, materiais necessários, devendo ser informada ao paciente pelo cirurgião que o atenderá durante a consulta médica.
Em geral, os convênios médicos possuem cobertura para esse procedimento e ele também pode ser realizado mediante reembolso do plano de saúde, ou acordos particulares.
Para agendar uma consulta e obter informações sobre quanto custa uma cirurgia de linfangioma particular ou, se deseja saber quais são os planos de saúde e hospitais atendidos pela Dra. Christiana Vanni, por favor entre em contato com nosso atendimento por telefone ou whatsapp.

Texto escrito por:
Dra. Christiana VanniMédica e Cirurgiã de Cabeça e Pescoço
Especialista em Linfangioma SP
CRM/SP 120.060 - RQE 31.305
A Dra. Christiana Vanni é médica Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço e tratamentos oncológicos pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), pós graduada em Cirurgia Robótica de Cabeça e Pescoço pelo Hospital Israelita Albert Einstein, possui título de Doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Atendimento particular nos consultórios da Vila Mariana e Itaim Bibi e também na modalidade on-line, para pacientes em todo o Brasil e exterior. Credenciada nos melhores hospitais de São Paulo/SP, com ampla atuação na cidade.
Saiba mais sobre a Dra. Christiana Vanni
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0015992915263064
Doctoralia: https://www.doctoralia.com.br/christiana-vanni
Linkedin: @drachristianavanni
Conheça Outros Tratamentos
Atendimento de excelência, técnicas cirúrgicas modernas e tecnologia de ponta.